Pular para o conteúdo

O que faz um psiquiatra?

O que é um psiquiatra?

 

O psiquiatra é o médico capacitado avaliação e

 condução do tratamento de questões mentais e físicas dos transtornos

 mentais.

Quais motivos para se buscar um psiquiatra?

A busca por um psiquiatra pode acontecer por diversos motivos, desde problemas que surgiram de forma repentina a problemas que acompanham o indivíduo há anos.

O que um psiquiatra trata ?

Algumas das doenças mais comumente tratadas são:

  • Depressão
  • Ansiedade / fobias
  • Transtorno do pânico
  • Dependência química
  • Transtorno obsessivo compulsivo
  • Transtorno bipolar
  • Esquizofrenia
  • Autismo
  • Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade
  • Qualquer outra condição que possa causar uma piora no funcionamento psíquico / relacionamentos do indivíduo

Como é a consulta de um psiquiatra ?

A consulta do psiquiatra ocorre de forma semelhante a qualquer especialidade médica, porém com maior cuidado na história de vida do paciente.

Além disso, durante a consulta também são excluídas outras doenças que possam estar causando ou fazendo com que piore a condição de saúde mental do indivíduo (como doenças na tireoide, no fígado, tumores cerebrais, lúpus, dentre outras), podendo ser necessária a realização de exames para descartar tais doenças.

O diagnóstico psiquiátrico pode ser alterado ao longo do acompanhamento do caso, isto porque alguns sintomas podem demorar a surgir ou não serem perceptíveis nas primeiras avaliações.

Como é a minha consulta?

Para conseguir ter mais tempo e dedicação aos meus pacientes, atendo apenas pacientes particulares. Em toda consulta é feita a nota fiscal e, para aqueles que possuem plano de saúde, há a possibilidade de pedir reembolso de parte do valor ou de todo o valor (isso depende de qual plano você possui).

O tempo da consulta varia. A primeira consulta geralmente é a mais longa: em média demora de 1 hora a 1 hora e meia (quando adolescente ou criança, geralmente o tempo de consulta precisa ser maior).

Já as consultas seguintes são um pouco mais curtas (de 45 minutos a 1 hora e 15 minutos). Gosto de atender sem pressa e ouvindo o paciente.

Após a primeira consulta deixo meu contato pessoal com o paciente. É impossível que eu esteja 24 horas por dia disponível, porém logo que possível eu lhe responderei (exceto se for fora do horário comercial, mas podemos combinar isto na consulta).

Como é o tratamento ?

Um psiquiatra oferece tratamento psicoterápico, medicamentoso e, em alguns raros casos, indica procedimentos mais complexos.

Entre as medicações comumente prescritas estão: antipsicóticos, antidepressivos, ansiolíticos, estimulantes, hipnóticos / sedativos, ansiolíticos, estabilizadores de humor.

Em casos mais leves, apenas o acompanhamento psicoterápico (com psiquiatra ou psicólogo) pode ser necessário. Em outros casos, também pode ser necessário o acompanhamento com outros profissionais (além do psicólogo), como terapeuta ocupacional, psicopedagogo ou fonoaudiólogo.

Como é a formação de um psiquiatra ?

A formação de psiquiatra no Brasil acontece da seguinte maneira: 6 anos do curso de medicina + 3 anos de residência médica em psiquiatria + 1 ano opcional em alguma subespecialidade (como psiquiatria infantil / forense / geriatria) + formações extras opcionais (como formação em psicoterapia específica – psicanálise, terapia cognitiva-comportamental …).

*Em alguns casos, a formação pode ser feita via especialização (não residência médica), porém apenas algumas especializações são devidamente reconhecidas pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), o que pode indicar uma má qualidade na formação. Para se certificar da qualidade da formação, você pode consultar se o médico possui RQE (Registro de Qualificação em Especialidade) em psiquiatria (o RQE pode ser buscado no site do Conselho Federal / Regional de Medicina).

 

Como foi a minha formação?

  • Residência em psiquiatria no Hospital do Servidor Público Estadual de São Paulo (IAMSPE / HSPE)
  • Residência em psiquiatria da infância e adolescência no Instituto de Psiquiatria da USP
  • Pós-graduação em psicopatologia fenomenológica pela Santa Casa de São Paulo
  • Atualmente faço pós-graduação em Terapia Cognitivo-Comportamental pela USP
  • Além disso, possuo outros aprimoramentos, formações, participações em congressos e trabalhos publicados. Veja mais em “Quem sou” / “Saiba mais sobre mim”.

Quando buscar um psiquiatra ?

Se você tem ou conhece alguém que possa estar sofrendo por um sofrimento psicológico importante, o ideal é levar esse indivíduo para avaliação e, se necessário, tratamento psiquiátrico.

Qual a diferença entre um psiquiatra e um psicólogo?

A confusão entre o papel do psicólogo e o psiquiatra é frequente, principalmente porque ambos cuidam de saúde mental e, em alguns momentos, podem ter condutas semelhantes.

Devido a formação em medicina, os psiquiatras compreendem melhor a ligação entre problemas mentais e físicos (como em casos quando não há apenas a questão de saúde mental, mas também outra doença como hipotireoidismo, tumores, etc.). Os psiquiatras podem fornecer diferentes tipos de tratamentos, tais como: medicações, cuidados médicos gerais (incluindo efeitos da medicação no corpo do indivíduo), psicoterapia e outras intervenções (como eletroconvulsiva, etc).

Enquanto que o médico tem como foco os transtornos mentais, o psicólogo tem diferentes áreas de conhecimento, sendo um deles a psicologia clínica que trabalha com ênfase na psicoterapia (ou terapia), utilizando diferentes tipos de conhecimento para ajudar seus pacientes.

Psiquiatras e psicólogos frequentemente compartilham o trabalho, sendo o psiquiatra o responsável por uma avaliação inicial e diagnóstico, enquanto o psicólogo realizando um tratamento psicológico contínuo (psicoterapia). Entretanto, é possível que o próprio psiquiatra se responsabilize pela psicoterapia do paciente, desde que este seja habilitado e treinado para isto.

De forma sucinta, vou te explicar as principais diferenças entre os dois:

  • Os psiquiatras são formados em medicina e, após a formação em medicina, fizeram uma formação em psiquiatria
  • Logo: apenas os psiquiatras podem prescrever medicações. Também são os responsáveis para o diagnóstico de uma doença / transtorno psiquiátrico
  • Ambos podem fazer atendimento psicoterápico (desde que com a formação adequada)

A quem buscar?

Algumas pessoas irão precisar apenas do psicólogo, outras irão precisar do psiquiatra e muitos vão precisar dos dois. De qualquer forma, o profissional capacitado consegue perceber quando o paciente necessita de um psicólogo ou um psiquiatra, ou seja, desde que você busque um profissional capacitado, é possível que ele decida com quem você irá seguir.

Agende sua consulta

Joao Victor Lacerda - Doctoralia.com.br

"Dr João Victor é excelente médico, amei tudo. Ele é muito dedicado e paciente muito pontual, que Deus te abençoe sempre".

Veja outras avaliações sobre a consulta:

francisca jessica araujo sousa
francisca jessica araujo sousa
29/06/2022
Minha experiência foi ótima, Dr João Victor é excelente médico, em poucos dias que passei minha filha com ele já vi grandes mudanças nela. Dr João Victor que Deus abençoe sua vida 🙏 e muito obrigada por tanta dedicação.
Felipe Souza
Felipe Souza
13/06/2022
Dr. muito atencioso e paciente. Presta bastante atenção nos detalhes que dizemos e também conversa com um familiar do paciente que é super importante!
Fabio Pires
Fabio Pires
11/06/2022
Excelente atendimento, consulta realizada na hora marcada, Dr João muito atencioso à paciente e objetivo nas colocações.
Vitor Benedito
Vitor Benedito
18/05/2022
Muito bom
Lucas Maia
Lucas Maia
18/05/2022
Excelente
João Lacerda
João Lacerda
17/05/2022
Leo Gomes Brito
Leo Gomes Brito
16/07/2021
Ótimo atendimento, conseguiu fazer com que eu me sentisse muito bem com o tratamento.
Natália Kelly
Natália Kelly
13/07/2021
Excelente profissional, competente, acessível, atencioso.
julio souza
julio souza
07/07/2021
Médico psiquiatra muito competente.
Gabriela Botelho
Gabriela Botelho
05/07/2021
Ótimo atendimento

Entre em contato

Entre em contato