Pular para o conteúdo

Transtorno da Personalidade Antissocial

Ocorrem em 0,2-3,3% da população e é marcado por padrão de desconsideração e violação dos direitos das outras pessoas que ocorre desde os 15 anos de idade, podendo apresentar: fracasso em ajustar-se às normas sociais; tendência à falsidade; impulsividade ou fracasso em fazer planos para o futuro; irritabilidade e agressividade; descaso pela segurança de si ou de outros; irresponsabilidade; ausência de remorso. Deve ter no mínimo 18 anos de idade.

Frequentemente carecem de empatia e tendem a ser insensíveis, cínicos e desdenhosos em relação aos sentimentos, direitos e sofrimentos dos outros. Podem ter autoconceito inflado e arrogante, autoconfiantes ou convencidos. Podem ser irresponsáveis e exploradores nos seus relacionamentos sexuais. Podem ter história de vários parceiros sexuais e jamais ter mantido um relacionamento monogâmico.

Podem se aproveitar das pessoas (através de um encanto superficial)para atingir os seus objetivos, sem se importar com os sentimentos dos outros. Podem ter um encanto superficial. 

O diagnóstico é feito por profissional habilitado, com exclusão de outras possibilidades de diagnóstico. O tratamento é principalmente com ajuda de psicoterapia e, se necessário, medicamentoso.

Entre em contato